sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Overwatch Character Guide - Chapter 1: Genji

A primeira parte de nosso guia vai focar nos personagens de Overwatch (futuramente, planejamos abordar também os mapas e modos de jogo), que são provavelmente a parte mais divertida do jogo!

Com suas habilidades variadas, diferentes aspectos, etnias, constituições físicas e nacionalidades, os personagens de Overwatch fazem um excelente trabalho conseguindo que as pessoas se identifiquem com eles, sem falar no visual impressionante e bem trabalhado que todos possuem.



Embora estes personagens tenham histórias incríveis (que você pode acompanhar no site oficial do jogo: https://playoverwatch.com/pt-br/), e recomendamos que você gaste um tempinho se divertindo com elas, o foco do blog é jogabilidade.

Dentro do jogo os personagens são separados em 4 grandes tipos: Ofensivo, Defensivo, Tanque e Suporte, além de subtipos como Engenheiro e Franco-Atirador. Tomaremos como base para a elaboração do Character Guide esta primeira divisão, e já daremos início com a primeira categoria: os Ofensivos.

Ampla capacidade de movimentação, alto dano e cadência, compensada com baixo total de vida são as características comuns a estes personagens.

No primeiro capítulo do Guide, começaremos com o primeiro da lista dos Ofensivos do próprio jogo, o ninja-ciborgue Genji!



Genji
Tipo: Ofensivo
HP: 200

Habilidades
Shuriken
28 de dano por projétil/ 3 projéteis por uso
Sem limite de alcance
47 m/s de velocidade
1,33 tiros por segundo
24 “balas”
1 segundo de recarga
Dano de Headshot
Golpe Veloz
50 de dano
14 metros frontais
35 m/s de velocidade
0,44 segundos de duração

8 segundos de cooldown
Sem Headshot
Desviar



2 segundos de duração

8 segundos de cooldown

Lâmina do Dragão
120 de dano por ataque
5 metros, combate próximo
1 ataque por segundo
6 segundos de duração
Velocidade de movimento vira 8 m/s
1500 pontos de carga
Sem Headshot

A primeira coisa que você deve se lembrar sobre Genji é que ele é um ninja! Por causa de suas amplas habilidades de movimentação, Genji é capaz de atacar de variados ângulos, chegar de direções inusitadas e alcançar lugares muitas vezes impossíveis para os demais personagens. Passar pelo escudo de um Reinhardt e atacá-lo onde é vulnerável, usar um Golpe Veloz para alcançar uma Pharah em pleno vôo e atingir suportes e campers que se mantêm a uma distância segura são apenas alguns de seus usos.

Abuse da movimentação de Genji! Além de ser naturalmente veloz, o personagem escala paredes e é o único de Overwatch com “double jump” (ele realiza um pulo adicional em midair). Estando contra os inimigos certos, Genji é capaz de manter uma carga parada sozinho, apenas desviando de seus atacantes.



O Golpe Veloz de Genji é extremamente versátil! O impulso de movimentação acrescido do dano em corte horizontal que pega desde o início ao final do movimento serve muitas funções. Primeiramente, você pode utilizar a parte de movimentação deste comando para fugir da zona de fogo inimigo, impedir-se de ser congelado pelos golpes de Mei ou Zarya, evitar cair do limite das fases e alcançar lugares a que nem sua Ciber-Agilidade permitiria chegar. Também é um comando excelente para finalizar inimigos que planejam fugir de Genji. Procure guardar sempre um Golpe Veloz na manga para usá-lo da melhor maneira possível.



O segundo skill de Genji, Desviar, reflete todos os projéteis disparados contra ele, o que nem sempre significa que eles irão imediatamente para os oponentes que atiraram, afinal, os oponentes se movem enquanto atiram. Ainda assim, é uma habilidade que torna Genji letal contra os diversos atiradores do jogo. Guardar um Desviar para ir de encontro a um conjunto de 2 ou mais oponentes é normalmente uma boa ideia, permitindo a Genji chegar próximo de onde deseja para utilizar com maior precisão suas shurikens.

Resumindo, Genji é um personagem cujo timing de uso dos skills é muito importante, umas vez que seus skills são tanto ofensivos quanto defensivos na maioria dos casos.

Genji tem dois modos de tiros, ambos de longo alcance, com suas shurikens: o primeiro dispara três shurikens em sentido vertical, causando dano acumulado em um único adversário; o segundo dispara três shurikens em um leque horizontal, permitindo o acerto em mais alvos, mas diminuindo a quantidade de dano por alvo. Embora o tiro vertical seja melhor para matar um personagem, usá-lo contra alvos a longa distância pode ser bastante difícil. Por este motivo, pode ser interessante trocar dano por maior chance de acerto e usar o tiro horizontal mesmo contra um único adversário, estando ele longe ou em constante e rápida movimentação.



Por fim, a habilidade suprema substitui temporariamente seus golpes de shuriken pela Lâmina do Dragão, reduzindo seu alcance mas aumentando em muito sua mobilidade, dano e cadência de golpes. Este ult também aumenta o dano de Golpe Veloz e mantém a possibilidade de usar Desviar, resetando e diminuindo o cooldown do primeiro. Aliás, Golpe Veloz é uma maneira essencial de mover-se de uma vítima para a próxima sem perder tempo do ult andando. É importante lembrar que o ult de Genji não aumenta sua defesa! Isso faz com que Genji se torne um alvo fácil de ser focando quando o usa, a não ser que o jogador faça bom uso de sua movimentação e habilidades. De toda forma, é mais aconselhável utilizar o golpe de maneira furtiva, pegando os oponentes pelas costas com o uso das habilidades ninja ou, ainda, quando estiverem imobilizados.


Interações com Personagens

Forte contra: Bastion, Soldado 76, Hanzo, Widowmaker.

De um modo geral, Genji é muito útil para alcançar personagens que ficam na parte de trás da formação dos inimigos, os campers e suportes. Além disso, seu dano alto a curta distância torna especialmente fácil para ele abatê-los.

Hanzo e Widowmaker abusam de suas habilidades de movimentação aprimoradas, mas as habilidades de ambos neste sentido não são páreo para as de Genji. Além disso, ambos utilizam projéteis que podem ser refletidos pelo Desviar do ninja, causando dano altíssimo, como é natural de suas habilidades. Acertando um Desviar, tudo que resta para Genji é lançar um tiro de shuriken e perseguir esses adversários para executá-los com um Golpe Veloz.



Diferente destes dois campers, o dano de Ana não é tão alto, e sua granada pode ser mirada para o chão abaixo de Genji garantindo o dano e o acerto, o que a torna um alvo não tão fácil. Mesmo assim, é bastante interessante desviar o dardo sonífero de volta para Ana e adormecê-la.

O Soldado 76, sendo um personagem de média distância, é um alvo fácil para Genji quando este se aproxima. O Soldado dispara pojéteis em alta cadência que pode ser convertida em muito dano para ele mesmo com um uso de Desviar, que garante também a aproximação de Genji. Além disso, sua velocidade acelerada pode ser combatida pelo Golpe Veloz se a vida dele estiver baixa.

Semelhante ao Soldado 76, Tracer tem ataques baseados em projéteis de alta cadência. Por outro lado, sua habilidade de recordação pode recuperar o acúmulo de danos causados nela, e sua movimentação é tão, se não mais, rápida que a de Genji, tornando-a um alvo mais difícil.

Finalmente, Bastion talvez seja a principal presa para os Genjis alheios. Todos os tiros de Bastion são em forma de projétil, mas aqui visamos principalmente o Modo Turreta. Basta alguns segundos de distração de Bastion atirando em Genji enquanto turreta para que acabe morrendo para a habilidade de Desviar. Uma boa forma de aproximação é alcançar o Bastion por um ângulo que ele não esteja observando e disparar shurikens, chamando sua atenção. Quando por reflexo o inimigo for revidar, o acionamento de Desviar termina o trabalho.



Um cuidado é necessário, porém (e isto vale não apenas para Bastion, mas também para Widow e Hanzo): jogadores experientes ou simplesmente mais atentos vão observar a aproximação e evitar atacar Genji enquanto ele estiver usando Desviar. Quando a habilidade terminar, o ninja se torna mais uma vez vulnerável para estes personagens, podendo ser finalizado com uma única flecha, tiro ou saraivada da turreta. Se isto acontecer, é interessante utilizar Golpe Veloz para encurtar a distância para o oponente ou, se possível, para sair definitivamente de sua mira. Não pare de se mover e não faça movimentos óbvios!


Fraco contra: Symmetra, Mei, Zarya, Winston, Roadhog.

A grande fraqueza de Genji está em personagens que não disparam projéteis, mas utilizam armas de energia, porque eles desarmam completamente um de seus golpes que é, ao mesmo tempo, ataque e defesa. Obviamente, estamos falando do Desviar.

Dentre estes, são mais letais os personagens cujo ataque de energia independe de mira, afetando automaticamente inimigos que entram no raio de alcance, porque além de inviabilizarem Desviar também ignoram a boa movimentação de Genji. São eles: Symmetra e Winston.



Cada um deles tem ainda alguma vantagem extra contra Genji. No caso de Winston, é o seu salto, capaz de alcançar Genji mesmo que ele tente fugir com Golpe Veloz. Enquanto Symmetra tem a seu favor a diminuição de velocidade provocada pelas suas torres sentinela, que ainda tornam Genji vulnerável para os personagens companheiros dela.

Zarya e Mei precisam mirar em Genji, mas seus golpes também não podem ser refletidos (considerando-se o golpe primário de Mei). Além disso, as duas possuem habilidades de autodefesa, que lhes confere alta durabilidade e resistência a danos, tornando difícil para o ninja abatê-las rapidamente. Ao menos contra estas duas as chances de Genji fugir são maiores, já que elas não possuem habilidades de movimentação rápida. É prudente utilizar Golpe Veloz ao menor sinal de início de congelamento por Mei ou disparo do ult de Zarya.



Fechando a lista, temos Roadhog. Sim, Roadhog dispara projéteis. Sim, o seu gancho pode ser cancelado, ainda que não rebatido, por Desviar, além de ser difícil enganchar um Genji em amplo movimento. Mas basta uma enganchada ou até mesmo um tiro de curta distância irrefletido para que Genji seja finalizado, e a vida extremamente alta (600) mais a capacidade de autocura tornam Roadhog um adversário próximo de imbatível (embora um time bem combinado e um jogador experiente comandando Genji possam reverter esta situação).


Interações com Fases

Genji é bastante útil em fases que podem valer-se de sua alta habilidade de movimentação para operar infiltrações letais e rápidas. Estas normalmente são as de ataque a pontos no mapa. De outro lado, Genji é útil para defesas em transporte de carga, vez que sua alta velocidade de movimentação e habilidades permitem a ele alcançar os veículos transportados e correr ao redor deles, fazendo com que a movimentação seja contestada.



Genji é uma boa pedida para infiltrar-se no primeiro ponto de Hanamura. O acesso no alto, lateral ao portão, seguindo pela parte de trás do templo é um meio rápido de se chegar ao objetivo. Por este motivo, Hanzos e Symmetras normalmente estarão cuidando destas áreas. Por outro lado, o segundo ponto de Hanamura tem a defesa muito concentrada e em um espaço amplo e aberto, o que pode tornar bastante difícil o uso das habilidades de Genji ao máximo e de forma impactante por si só.

Outra boa pedida é Eichenwalde. Nesta fase, Genji é útil tanto atacando quanto defendendo. Os diversos prédios e vários níveis diferentes de altura dão a Genji uma vantagem sobre os demais personagens, permitindo a ele ter várias formas de acesso a carga e muitos ângulos para pegar os inimigos desprevenidos, fugir e esconder-se.




Também é bom usar Genji para defender em Dorado. A sua velocidade faz com que a reposição dele em campo seja rápida caso ele morra (já que as distâncias costumam ser muito longas nesta fase), além da já citada possibilidade de imobilizar cargas e da presença de prédios e passagens altas e laterais que Genji pode usar e atravessar.

Seja em desvantagem ou não, use estas dicas, coordene seu timing e lembre-se: Genji está com você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário